Musculação na Educação Física Escolar: Uma Experiência no Ensino Médio Noturno
Por Daniel Menegon (Autor), Glaucia Daiana Kocourek (Autor), Silvia Bandeira da Silva Lima (Autor), Walcir Ferreira Lima (Autor), Claudio Kravchychyn (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 38, n 2, 2016. Da página 171 a 178
Resumo
O estudo teve como objetivo planejar, aplicar e avaliar a unidade de ensino “musculação” junto a uma turma do 3° ano do ensino médio noturno de uma escola pública estadual de Maringá-PR. Trata-se do relato da experiência feita junto a 19 alunos, em três momentos: “apresentações e investigações iniciais”, com a apresentação do projeto e aplicação do questionário inicial, “colocando a mão na massa”, aplicação de uma unidade de ensino baseada nas diretrizes curriculares da educação básica do Estado do Paraná, e “avaliando as ações”, por meio de um questionário final. Concluiu-se que os alunos demonstraram interesse e motivação em praticar a musculação no ambiente extraescolar e em estudar e vivenciar novos conteúdos nas aulas de educação física a partir da experiência vivida.