Música e Exercício Físico Regular: Percepção de Praticantes Quanto a Duração e Performance.
Por Igor Roberto Dias (Autor), érico Chagas Caperuto (Autor), Elias de França (Autor), Jeferson Oliveira Santana (Autor), Vinicius Barroso Hirota (Autor), Marcela Meneguello Coutinho (Autor), Iris Callado Sanches (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A literatura mostra que a música trás variados benefícios a prática de exercício. A prática de exercícios físicos regulares acompanhados de música pode trazer ao praticante alguns benefícios relacionados a melhora da percepção de esforço, motivação para a prática, prolongamento do exercício e até mesmo na performance. Diante desde cenário, avaliar se a música é utilizada por praticantes de diferentes modalidades durante o exercício e o quanto pode ser importante para o praticante, se mostra necessário visto que isso pode influenciar o modo que a música poderá ser usada no planejamento de treino como ferramenta para a melhora na performance, na duração e qualidade do exercício. Objetivo: Desta maneira o objetivo desse estudo foi avaliar a utilização da música em praticamente de diferentes modalidades e qual a importância da música para a prática. Métodos: Para realizar essa avaliação, utilizamos um questionário de gosto musical e prática de exercícios. O questionário avaliou qual a relação do praticante de exercício físico regular com a música. Perguntamos sobre a prática atual de exercício preferido, realizado com ou sem música. A amostra composta por 50 participantes, sendo 28 homens e 22 mulheres com idade média de 36 anos (±12,5). Para realização, utilizamos o Google Forms para enviar um questionário eletrônico, que foi encaminhado estritamente para praticantes de exercícios físico regular, que ouvem ou não musica durante o exercício. Entre as modalidades praticadas temos 28,6% musculação, 18,4% corrida, 14,3% bicicleta, 10,2% caminhada. O nível de atividade física dos participantes, pode ser considerado alto, visto que a maioria pratica o exercício selecionado mais de duas vezes na semana, conforme demostrado no gráfico. Resultados:
Os resultados obtidos mostram que 70% dos participantes consideram que a música é necessária para realização da prática de exercício concordando com outros 71% que relataram ouvir música durante o exercício Quanto a duração do exercício, 40% acreditam que a música pode alterar a duração do exercício e 72,7% relataram que a música ajuda a melhorar a performance durante a prática. Conclusão: Assim, acreditamos que mediante nossa amostra a música estimula uma maior prática do exercício físico, visto que a maioria dos praticantes dizem ouvir musica durante o exercício, e de acordo com os resultados o uso da música, não é apenas necessário, como segundo a percepção dos participantes ajuda na pratica da atividade, no prolongamento, ou mesmo servindo como melhora na sua performance durante os exercícios. Isso pode refletir um fator primordial para a prática de algumas modalidades, podendo fazer parte inclusive do planejamento do treino, de forma mais ativa, como escolha de estilo musical, BPM e ritmo, para se adequar ao treinamento proposto, não apenas como algo periférico a ser determinado aleatoriamente no momento do treino.