Na Teoria a Prática é Outra? Análise do Conhecimento Esporte nos Cursos de Formação Inicial de Professores de Educação Física no Sul Catarinense
Por Carlos Augusto Euzébio (Autor), Vidalcir Ortigara (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 3, 2011. Da página 653 a 669
Resumo
A produção crítica em Educação Física não se reflete como avanço na prática docente, o que é expresso pelo dito: “Na prática, a teoria é outra”. Em perspectiva contrária, nossa hipótese é que tais estudos não são oferecidos aos professores da área. Analisamos a bibliografia básica das disciplinas que abordam o esporte nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física de quatro instituições, procurando identificar se o esporte é abordado a partir das reflexões críticas. Concluímos que apenas quatro disciplinas abordam o esporte com obras do campo crítico, permitindo apropriação de sua complexidade, contradição e polissemia. Portanto, depreendemos do estudo que a formação inicial vincula-se a um projeto não-crítico de educação, ou seja, na prática a teoria é a mesma.