Nacionalismo e o Mercado da Bola: Análise das Propagandas Para a Copa do Mundo de Futebol de 2014
Resumo
O futebol é a paixão nacional e mexe com as emoções de milhares de pessoas. Em 2014, o Brasil sediará da Copa do Mundo de futebol. Essa competição está entre os maiores eventos do mundo, atraindo a atenção de espectadores em vários lugares do globo terrestre. A questão nacional foi decretada como morta em função do processo de mundialização vivenciado pela sociedade capitalista nos últimos anos. A produção dessa identificação nacional demandou e foi possível também pela existência de meios de comunicação de massa, sobretudo imprensa escrita, cinema e rádio. Menos do que a propaganda deliberada, importa a capacidade de transformação, via comunicação de massa, do que “...eram símbolos nacionais em parte da vida de qualquer indivíduo e, a partir daí, romper as divisões entre as esferas privada e local, nas quais a maioria dos cidadãos normalmente vivia, para as esferas pública e nacional” (Hobsbawm, 2008, p. 170).