Resumo

A presente pesquisa teve como propósito fundamental a análise sobre a produção de conhecimento acerca da relação entre a Educação Física Escolar e a Inclusão com ênfase nos estudos que privilegiam a percepção do aluno sobre este processo. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura sistematizada em publicações de artigos presentes nas bases de dados: Portal de Periódicos da Capes; Scielo (Scientific Electronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Extraímos um total de 60 artigos sobre a temática publicados entre os anos 2010-2020. Os artigos selecionados foram divididos nos seguintes grupos temáticos: a) artigos resultantes de pesquisa bibliográfica; b) práticas e estratégias didáticas; c) formação inicial e continuada; d) olhar do professor de inclusão; e) a percepção das aulas de EF escolar pelo aluno com deficiência; f) análise documental/currículo; g) inclusão social. As análises decorrentes destes grupos temáticos se deram a partir do nível técnico, metodológico e teórico nas quais buscamos identificar os processos de investigação acerca dos temas em relação aos objetivos; as discussões; os resultados e as principais conclusões encontradas. Finalmente aprofundamos as análises na percepção das aulas de EF escolar pelo aluno com deficiência, dada a importância quanto ao protagonismo destes sujeitos no processo efetivo de inclusão escolar. Destacamos que, em grande parte dos artigos, os sentidos e representações sobre a inclusão percebida pelo aluno com deficiência nem sempre são positivos. Dos 7 artigos que compõem a parte principal desta dissertação, dois apresentam aspectos positivos e negativos quanto aos processos de inclusão. Em todos os demais a percepção dos alunos é negativa sobre este processo, indicando a dificuldade pela inclusão efetiva destes alunos nas aulas de EF escolar. Cabe ressaltar, todavia, a necessidade de que novos estudos abordando a temática sejam realizados no sentido de confirmar este resultado e contribuir para ampliar o debate em busca de soluções mais efetivas quanto aos processos de inclusão do aluno com deficiência nas aulas de EF. Em relação aos dados presentes na verificação panorâmica de nosso corpus bibliográfico, cabe observar que quanto aos tipos de estudos, os mais frequentes foram os Estudos de caso (23,33%), seguidos dos Estudos bibliográficos, pesquisa documental e de revisão (18,33%) e Estudos/Pesquisa descritiva (16,67%). Quanto às abordagens, constatamos que a maior parte orienta-se por meio de estudos de natureza qualitativa (68,33%). No que diz respeito às “técnicas de pesquisa”, a Análise de Conteúdo de Bardin foi a técnica mais empregada, correspondendo a 23,33%. Já quanto à “coleta de dados”, a técnica mais utilizada foi o uso de instrumentos/protocolos/questionários, presente em 25% da amostra pesquisada.

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