Resumo

O processo de aquisição de habilidades motoras complexas como o nadar, é caracterizado pela utilização de recursos facilitadores (pranchas, spaguettis, nadadeiras, etc.) que permitem ao aprendiz, executar as habilidades de forma mais simplificada o que potencialmente resulta em mais tempo de prática em cada aula. Objetivos: Analisar as magnitudes de diferenças entre o nadar com e sem nadadeiras; Identificar as proporções de tempo quando o nado é realizado completo ou somente pelas propulsões de pernas; Comparar os desempenhos entre turmas e sexos que realizam o mesmo programa. Metodologia: Dezesseis crianças, sendo 8 meninas e 9 meninos com idade de 5,3 (0,53) anos, participaram do experimento após consentimento livre e esclarecido dos tutores. Todos os voluntários estão envolvidos com um programa de natação com no mínimo um ano de prática, realizando aulas duas vezes semanais de 50’ de duração. As tarefas foram realizar os nados crawl e costas, na distância de 20m - com e sem nadadeiras, nas condições de todo e partes (somente as pernas). Estatística: O teste t de Student foi usado para analisar as diferenças entre as condições com e sem nadadeiras e o teste de Mann-Whitney U foi usado para analisar as possíveis diferenças interhorários e sexos.

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