Não é Preconceito, é? Uma Análise de Gênero do Discuro Discente na Formação Profissional em Educação Física
Por Renata Pascoti Zuzzi (Autor), Tânia Mara Vieira Sampaio (Autor), Jorge Dorfman Knijnik (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 7, n 3, 2008.
Resumo
Esta pesquisa analisou concepções de gênero tatuadas em nossa corporeidade e cultura que permeiam a formação de profissionais da área da Educação Física. Em uma determinada sociedade, os seres humanos vivem uma pluralidade de relações com outros humanos e com o mundo, tais relações refletem imagens estruturadas culturalmente em matrizes de gênero, as quais ditam o que é próprio para a corporeidade identificada em sua anatomia sexual masculina ou feminina. Portanto, realizamos uma pesquisa de campo com os alunos e alunas concluintes do curso de graduação diurno da Universidade Metodista de Piracicaba para saber o discurso dos/as mesmos/as sobre as relações de gênero frente a sua área de atuação. Os resultados da pesquisa trazem lacunas que merecem uma maior atenção e discussão das relações de gênero na formação profissional em Educação Física.