Integra

(Para Marcellino – o Denis)

Que me perdoe, ou me desculpe, o senador Cristovam Buarque. Entretanto, discutir o nome do futuro bobo da corte, digo, do futuro técnico do escrete nacional é uma prioridade neste momento. Não há nada mais importante.

Violação de direitos humanos básicos? Invasão de casas? Manifestantes presos?

Falta d’agua? Aumento dos transportes públicos? Índice de desenvolvimento humano?

Eleições gerais? Greve nas universidades publicas? Ensino fundamental?

Reformas estruturais? Amazônia destruída? Psicologia?

O que?

Gente, precisamos de um técnico para a Seleção!! Não percebem?

Tudo o mais é estúpido como um Dostoiewski ou um Gorki.
Tudo o mais é ter fome ou não ter o que vestir.
E, mesmo que isso aconteça, isso acontece a tanta gente
Que nem vale a pena ter pena da gente a quem isso acontece.(Alvaro de Campos)

Uops, desculpem a digressão. Aprendi com o Alfredo Bosi. Mas sempre volto ao meu ponto.

Pre-ci-sa-mos de um técnico para a Seleção. Que nação vive sem isso? Como retomar a nossa combalida identidade nacional? Parem de criticar o obvio, e pensar em coisas secundarias – tipo todo o resto. R9 falou R9 já anunciou: um país se faz com boleiros e treinadores.

O planejamento já esta todo feito. Tivemos 7 dias (e 1 de descanso) para monta-lo. Foi fácil, somente copiamos os germânicos. Esta tudo na internet. Metemos um Google translator e kaputt. As grandes cabeças que estão à frente da coisa já sabem tudo. A filosofia esta definida. Filosofia quer dizer ‘amor a sabedoria’.

Tudinho organizado, semana a semana. Amistosos agendados. Brigas de gallo. De onde chuparemos a energia elétrica. Tudo no power point. Umas planilhas coloridas sensacionais. Menos as comissões, claro, não tem mais bobo no futebol. Estas estão guardadinhas no caderno verde. Mas o planejamento? Muito melhor, mais compacto e objetivo do que os planejamentos semestrais que eu ensino meus alunos a fazerem para aquela coisa, como chama? Ah, escola.

Precisamos apenas do testa-de-ferro, melhor, do cara que estará à frente de tudo, o homem (sim, porque mulher ali não entra) que vai compor com a Globo, com as torcidas organizadas, com o Bom Senso, com o Zé das Medalhas – e fazer desta vergonha uma nação, uops, deste time um campeão.

Precisamos do nosso comandante! Alguém com experiência em fazer ressurgir a fênix futebolística Um nome de consenso que saiba limpar as cagadas anteriores. Com determinação e fé.

Os planos são ambiciosos, porem podem demorar um tempo. Ninguém esta preocupado. Podemos perder uma copa América, quem liga? Talvez duas, e dai? Nem nos classificarmos para o próximo mundial, na Rússia – vai estar frio mesmo. E eles discriminam homossexuais, e isso nao podemos aceitar.

O importante é  seguir o planejamento, ter uma filosofia de trabalho definida. Filosofia quer dizer ‘amor a sabedoria’. Não se abalar com as derrotas. Manter os nomes. Isto  nos levara para onde queremos. De volta ao futuro.

Pla-ne-ja-men-to. Verstehen sie? Fi-lo-so-fia. Amor a sa-be-do-ria.

Assim, pergunto: quem foi o homem que limpou o trabalho do ultimo técnico? Quem fez as correções, e conseguiu recuperar o time que estava abandonado e fadado ao fracasso? Quem tirou os palestrinos da segunda divisão de novo? (hahaha)

Sim, ele. GK

Gilson Kleina. Este deve ser o nome. Consertou os erros do treineiro anterior; da terra arrasada, fez surgir algo; seguiu um plano a risca, e chegou ao objetivo traçado. Cumpriu o planejamento. Treinador moderno. Barato. Sem rabo preso. Com ninguém. Nem comigo. Nem com o Fuleco.

Gilson Kleina para técnico do escrete nacional– renovação e revolução. Permanentes.

O resto é papinho para senador dormir. Ou para anão engolir.

Acessar