Não Torço Pra Nenhum Time, Não Sei as Regras e Se Me Convidam Pra Jogar Eu Não Jogo: a Relação das Meninas Menos Habilidosas com o Conteúdo Futebol/futsal nas Aulas de Educação Física
Por Marina Gomes Schönardie (Autor), Pamela Siqueira Joras (Autor), Martina Burch (Autor), André Luiz dos Santos Silva (Autor).
Resumo
Os futebóis ainda não se constituem como uma prática integrante na dinâmica de vida de muitas mulheres no Brasil. Para buscar entender as relações e os motivos que as fazem não vivenciar estas determinadas modalidades, este artigo aborda as experiências de mulheres menos habilidosas com as aulas de futebol/futsal na Educação Física escolar. A partir do aporte teórico/metodológico da História Oral foram realizadas dezoito entrevistas com mulheres adultas que tiveram contato com a modalidade na escola, mas que hoje não possuem ligação com estes esportes. Através dos relatos, conclui-se que o desinteresse pelo futebol/futsal por parte das meninas menos habilidosas e a resistência dos meninos em jogar com as meninas, são resultado de tecnologias de gênero que constituem não só os alunos e alunas, mas também os professores/as que acabam sendo agentes que contribuem para as normas sociais de gênero estabelecidas.