Resumo

As histórias de vida constituem um marco teórico-metodológico adoptado na investigação sobre os percursos pessoais e profissionais de docentes (Burnier et al., 2007) e visam contribuir para a formação de professores. O objectivo do presente artigo é descrever a trajectória de vida profissional de uma professora de Educação Fisica e Desporto. Usámos metodologicamente a pesquisa narrativa que consistiu numa entrevista semi-estruturada a uma professora de Educação Física reformada. Para analisarmos as informações sobre a vida profissional recorremos à análise de conteúdo. Os resultados mostram que nesta trajectória associam-se as motivações intrínsecas como: (i) O sonho  de infância em ser professora “Quando eu for grande quero ser professora”; (ii) a paixão pelo movimento que culmina como praticante de ginástica e de basquetbol, e outras motivações extrínsecas ligadas (iii) ao comprometimento com os problemas que enfermam a Educação Fisica e Desporto aliada à destruição de infra-estruturas, assim como a fraca exploração do movimento e do corpo em crianças nas escolas em geral e em particular nas classes iniciais.

Acessar