Narrativa de Uma Professora de Educação Física Reforma em Moçambique
Por Pedro Antonio Pessula (Autor), Madalena Antonio Tirano Bive (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
As histórias de vida constituem um marco teórico-metodológico adoptado na investigação sobre os percursos pessoais e profissionais de docentes (Burnier et al., 2007) e visam contribuir para a formação de professores. O objectivo do presente artigo é descrever a trajectória de vida profissional de uma professora de Educação Fisica e Desporto. Usámos metodologicamente a pesquisa narrativa que consistiu numa entrevista semi-estruturada a uma professora de Educação Física reformada. Para analisarmos as informações sobre a vida profissional recorremos à análise de conteúdo. Os resultados mostram que nesta trajectória associam-se as motivações intrínsecas como: (i) O sonho de infância em ser professora “Quando eu for grande quero ser professora”; (ii) a paixão pelo movimento que culmina como praticante de ginástica e de basquetbol, e outras motivações extrínsecas ligadas (iii) ao comprometimento com os problemas que enfermam a Educação Fisica e Desporto aliada à destruição de infra-estruturas, assim como a fraca exploração do movimento e do corpo em crianças nas escolas em geral e em particular nas classes iniciais.