Resumo

A presente reflexão tem como eixo discursivo apresentar os resultados tecidos no âmbito do Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, intitulado de “Narrativas autobiográficas: tecendo os caminhos da formação profissional em Educação Física” (EF). Um estudo realizado com a colaboração de quatro docentes, de quatro escolas públicas municipais do Alto Oeste Potiguar-RN. O objetivo consistiu em identificar por meio das narrativas autobiográficas e troca de experiências entre os participantes do projeto, saberes e competências necessárias para a construção do profissional de Educação Física. E ainda, contribuir para a compreensão da formação profissional. É um estudo descritivo com abordagem qualitativa que contou com um questionário semiestruturado. Os dados revelaram questões importantes e também preocupantes. O fato de haver práticas pedagógicas executadas por professor sem a devida formação na área e práticas sustentadas nas abordagens de ensino, como por exemplo, a Desenvolvimentista e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Conclui-se que a forma assistemática com que são conduzidas estas ações não tendem de fato ao que se pretende com a investigação: os saberes necessários à formação inicial e continuada em Educação Física.

Acessar