Resumo
Esta etnografia é um estudo das performances de jornalistas e jogadores de futebol do Avaí FC durante entrevistas esportivas em Florianópolis,SC. Os sujeitos da pesquisa são repórteres, cinegrafistas, fotógrafos e jogadores, assessores de imprensa e dirigentes do Avaí FC. Ao etnografar os momentos espetaculares dessa relação, onde se constrói imagens mundialmente reconhecidas do futebol, a dissertação descreve e analisa estas entrevistas enquanto situações ritualísticas, refletindo sobre as dimensões culturais e simbólicas da comunicação no futebol. Tendo como eixo central dessa reflexão a eficácia destes símbolos nestas narrativas de futebol, analiso como são construídas estas performances, enfocando os aspectos não-discursivos e os diferentes níveis retóricos utilizados pelos sujeitos na interação. O objetivo foi construir um modelo de interpretação sobre o termo êmico "fazer" utilizado pelos jornalistas quando se referem ao trabalho com os jogadores, que identifiquei em cinco gêneros de performance no Avaí FC - treino, aeroporto, especial, jogo e coletiva. A etnografia dessas performances revelam elementos que tencionam as prerrogativas econômicas e as dimensões de verdade-falsidade atribuídas a esta interação na mídia. Durante a etnografia foram elaborados quatro documentários etnográficos, não apenas como forma de expressão, mas como forma de problematização da pesquisa delimitada pelo uso da câmera no trabalho de campo. As imagens indicaram diferentes formas de engajamento dos interlocutores com os filmes produzidos, fizeram com que, juntos com o antropólogo, estivessem implicados na construção daquilo que se tornou visível e público acerca das entrevistas no contexto do futebol de espetáculo.