Narrativas de Uma Professora de Educação Física Iniciante: Saberes e Práticas Construídos
Por Carolina Guimarães Reis (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
Vivenciando mais o chão do espaço escolar agora como uma professora iniciante-que segundo a literatura nacional e internacional diz respeito àqueles docentes que se encontram em uma fase de transição entre a formação inicial e o trabalho com o ensino na escola-,busquei ferramentas para auxiliar-me neste processo de início, recursos que me ajudavam a efetivar e ir construindo a minha prática pedagógica e, dessa maneira, legitimando o meu papel e minhas ações nesse ambiente como professora de Educação Física. A partir desses movimentos com os quais fui edificando a minha trajetória como docente, dispondo e organizando recursos para a minha ação prática, surgiu-me o interesse de voltar o olhar para esse percurso, entendendo esse olhar como um voltar à memória, às minhas ações, como voltar a um saber do que me formou professora, o que constituiu a minha formação como docente; um olhar de saber quem sou, quais elementos me apropriei e quem venho me tornando.