Narrativas e reflexões sobre um processo de formação docente contextualizada sobre o ensino das atividades circenses nas aulas de educação física
Por Rodrigo Antonio Chioda (Autor), Marco Antonio Coelho Bortoleto (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
A perspectiva desse trabalho foi construída a partir da minha experiência como professor de Educação Física. Enquanto educador, não apenas percebo a necessidade do estudo como da renovação constante de minhas práticas. Por ver no circo um grande potencial educativo, procurei conhecimentos e formas de trabalhar esse conteúdo respeitando sua história e riqueza cultural, ou seja, procurei trabalhar o circo de maneira contextualizada. Ao longo de anos vivenciei diferentes oportunidades que me permitiram abordar o circo nas aulas de Educação Física. Fui ao encontro do circo com um enorme encantamento por sua alegria e com uma ávida busca de renovação das minhas aulas, e foi exatamente isso que o circo proporcionou para a minha prática pedagógica. Essa experiência foi tão significativa que eu senti a necessidade de compartilhá-la com os colegas de profissão e, assim, planejei e ofereci uma formação voltada para professores e professoras da rede pública de uma cidade do interior de São Paulo que também desejavam trabalhar o circo em suas aulas. Algo não só motivado pelo encantamento que tive com as possibilidades pedagógicas do circo nas aulas de Educação Física, mas também por uma certa demanda, já que naquela cidade, onde eu havia acabado de chegar, o tema se mostrava como uma possibilidade, mas que, no entanto, sua concretização esbarrava na falta de informação e formação dos professores. Assim, essa formação foi pensada de modo a proporcionar a estes docentes meios para planejar e iniciar, ou pelo menos experimentarem, o trabalho com as atividades circenses em suas respectivas escolas e, posteriormente, poderem compartilhar e refletir sobre essas experiências.