Narrativas, Futebol e Ensino o Ensinar Brasileiro em Formosa (Taiwan)
Por Kleber Trevisam (Autor).
Em Revista de Estudos Universitários - REU v. 46, n 2, 2020.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar as narrativas resultantes da experiência em se ensinar futebol em Changhua, pequena cidade no interior de Formosa (Taiwan) onde as principais modalidades praticadas por jovens e crianças são o beisebol e o basquetebol. As narrativas apresentam as expectativas criadas com a viagem, a chegada na ilha, o conhecimento sobre o “Summer Camp” e as curiosidades que resultaram em trabalho extra pois, além do futebol, a curiosidade em torno do Brasil que muitas vezes se sobrepunha ao desejo de aprender o esporte.
Referências
AZEVEDO, Joanir Gomes de. Itinerâncias da pesquisa. In: GARCIA, R. L. (org.) Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
BARRIOS, João Rozas. Apenas futebol. Itu: Ottoni, 2009.
CARVALHO, José Eduardo de. O jogo. São Paulo: SESI, 2012.
CATUNDA, Marta. A, B, C de encontros sonoros: entre cotidianos da educação ambiental. 2013. 293 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2013.
CORTÊS NETO, Ewerton Dantas; DANTAS, Maihana Maira Cruz; MAIA, Eulália Maria Chaves. Benefícios dos projetos sociais esportivos em crianças e adolescentes. Saúde & Transformação Social, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 109-117, 2015. Disponível em: http://stat.entrever.incubadora.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3561/4489/. Acesso em: 22 abr. 2019.
FONSECA, Cris. Futsal: o berço do futebol brasileiro. São Paulo: Aleph, 2007.
FORTUNATO, Ivan. Cinco anos de narrativas ficcionais para pesquisa em educação ambiental: um balanço dessa experiência. Revista Educere, v. 21, n. 68, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/356/35652744007/html/index.htm. Acesso em: 06 out. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GALINDO, Dolores; MARTINS, Mário; RODRIGUES, Renata Vilela. Jogos de armar: narrativas como modo de articulação de múltiplas fontes no cotidiano da pesquisa. In: SPINK, Mary Jane; BRIGAGÃO, Jacqueline Isaac Machado; NASCIMENTO, Vanda Lúcia Vitoriano do; CORDEIRO, Mariana Prioli Cordeiro [Org.]. A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein, 2014.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões. São Paulo: Nova Alexandria, 2010.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. Aspectos teóricos e políticos das narrativas: ensaio pautado em um projeto transnacional. In: CORDEIRO, Rosineide; KIND, Luciana [Org.]. Narrativas, gênero e política. Curitiba: CRV, 2016.
REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 1999.
REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos; PRADO, Barbara Heliodora Soares. Educação ambiental: utopia e práxis. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTANA, Wilton Carlos de. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas: Autores Associados, 2004.
SPINK, Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 20, n. especial, p. 70-77, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000400010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 maio 2020.
TUBINO, Manoel José Gomes. Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção da nossa época, v. 11).