Resumo

Sob o enfoque de uma concepção sistêmica, objetivamos com este estudo abordar alguns elementos possíveis de contribuir à discussão/compreensão das inter-relações entre Educação Física e Meio Ambiente, pelo viés da Educação Ambiental. Tendo em vista a efervescência do tema ecologia na atualidade, buscamos, no diálogo com alguns autores e na visão de um grupo de acadêmicos da Educação Física, discutir a necessidade, formação, responsabilidades e ampliação das possibilidades de atuação do profissional de Educação Física, principalmente, pela emergente construção de uma nova gestualidade lúdica ou, um novo tipo de gesto esportivo denominado Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN). Pautada na categoria cuidado, construída por Leonardo Boff, situamos a questão da Educação Ambiental como uma trilha possível a integrar os currículos da Educação Física. Destacando, para tanto, nessa perspectiva de formação/intervenção profissional, o re-dimensionamento de um Ser Humano capaz de incorporar a natureza. Capacitado a compreender e corporificar o fato de Homem-Terra constituírem um "corpo", um todo orgânico, vivo e em movimento; ultrapassando a visão de "meio ambiente" - em que o corpo se coloca separado desse - e, perspectivar o dimensionamento da construção corpo/movimento como "ambiente inteiro".

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