Natação Infantil: Associação Entre Materiais Didáticos e Atividades Aquáticas
Por Leonardo de Sousa Fortes (Autor), Maria Elisa Caputo Ferreira (Autor), Mateus Camaroti Laterza (Autor), Maria Lúcia de Castro Polisseni (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 2, 2011.
Resumo
Materiais didáticos aquáticos podem facilitar o ensino da natação infantil dependendo da forma como serão utilizados e da maneira que serão apresentados às crianças. O objetivo do estudo foi identificar os tipos de materiais didáticos e atividades de natação que crianças de 7 a 10 anos praticantes desta modalidade mais gostam. A amostra foi constituída por 70 crianças. Foi elaborado um questionário para servir como instrumento de avaliação. Foi realizada a correlação de Fisher para relacionar as frequências das respostas ao questionário. Fazendo uma relação de frequências entre “preferência dos materiais didáticos aquáticos” e “tipo de atividade que mais gosta”, podemos destacar a grande incidência do “tapete” com atividades competitivas e atividades recreativas. Concluímos que os materiais didáticos aquáticos que trazem mais prazer na utilização em aulas de natação para este grupo estudado é o “tapete” e o “macarrão” e que as atividades preferidas são as recreativas e competitivas.