Natação, Ludicidade e Mediação: a Inclusão da Criança Autista na Aula
Por José Francisco Chicon (Autor), Maria Maria das Graças Carvalho Silva Sá (Autor), Alaynne Silva Fontes (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 15, n 1, 2014.
Resumo
A pesquisa objetiva compreender e analisar a ação mediadora do professor no desenvolvimento de atividades lúdicas no meio aquático e a interação de uma criança autista com os colegas não deficientes nas aulas. A metodologia baseia-se em um estudo qualitativo do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 14 crianças da Educação Infantil da UFES com desenvolvimento típico e uma com autismo, oriunda da comunidade de Vitória-ES. Conclui que as atividades lúdicas no meio aquático foram benéficas para a criança autista, tanto no sentido da ampliação de seus movimentos e vivências de brincar, como também em suas relações com os professores e colegas.