Natação: o Cenário no Ciclo I do Ensino Fundamental nas Escolas Particulares
Por Nathália de Paula Macedo (Autor), Marcos Merida (Autor), Simone Tolaine Massetto (Autor), Denise Elena Grillo (Autor), Fernanda Merida (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 6, n 1, 2007.
Resumo
O número de escolas particulares que estão utilizando a natação, em suas aulas de Educação Física e em atividades extracurriculares, vem aumentando. O objetivo desse trabalho foi verificar se as escolas de Ensino Fundamental particulares estão fazendo o uso apropriado da natação, respeitando os objetivos da Educação Física Escolar. Foram aplicados questionários para professores de natação do Ciclo I do Ensino Fundamental de quatro escolas particulares e observadas as aulas dos mesmos professores. Conclui-se que a maioria das escolas trabalha com a natação como atividade extracurricular, paga a parte das mensalidades. As turmas são divididas principalmente pelo nível de aprendizagem, nas quais o objetivo principal é o ensino dos nados. Na maioria das escolas, existe o planejamento para as aulas de natação, porém somente uma relaciona a natação com a Educação Física Escolar. A ludicidade tem grau de importância distinto nos diferentes níveis de aprendizagem, a dimensão procedimental é a mais trabalhada, havendo às vezes o esquecimento das dimensões atitudinal e conceitual.