Resumo

O número de escolas particulares que estão utilizando a natação, em suas aulas de Educação Física e em atividades extracurriculares, vem aumentando. O objetivo desse trabalho foi verificar se as escolas de Ensino Fundamental particulares estão fazendo o uso apropriado da natação, respeitando os objetivos da Educação Física Escolar. Foram aplicados questionários para professores de natação do Ciclo I do Ensino Fundamental de quatro escolas particulares e observadas as aulas dos mesmos professores. Conclui-se que a maioria das escolas trabalha com a natação como atividade extracurricular, paga a parte das mensalidades. As turmas são divididas principalmente pelo nível de aprendizagem, nas quais o objetivo principal é o ensino dos nados. Na maioria das escolas, existe o planejamento para as aulas de natação, porém somente uma relaciona a natação com a Educação Física Escolar. A ludicidade tem grau de importância distinto nos diferentes níveis de aprendizagem, a dimensão procedimental é a mais trabalhada, havendo às vezes o esquecimento das dimensões atitudinal e conceitual.

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