Natação Para Indivíduos com Deficiência Intelectual: Uma Revisão Integrativa
Por Lilian Cristina Gomes do Nascimento (Autor), Alejandra Colmenares Pineda (Autor), Gisélia Gonçalves de Castro (Autor), Maria Georgina Marques Tonello (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 8, n 1, 2019.
Resumo
Os benefícios da natação para as pessoas, em geral, estão amplamente descritas na literatura, todavia hoje ainda questiona-se as evidências científicas destes para as pessoas com deficiência, em especial para as pessoas com deficiência intelectual. O objetivo desse estudo foi identificar estudos que abordem a natação adaptada para pessoas com deficiência intelectual e discutir quais principais temáticas e resultados de estudos na área. Esta revisão foi realizada através de uma busca de artigos publicados nos entre os anos 2005 a 2015, nas seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed, SPORTDiscus, Web of Science e Biblioteca Cochrane. Os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos, foram selecionados 17 publicações para compor este estudo. Verificou-se que os estudos selecionados utilizaram a natação para esta população com diversas finalidades: como terapia, meio de fomentar a inclusão, meio para divulgar técnicas de ensino de natação adaptada, esporte de alto rendimento e também como meio de intervenção e pesquisa. Podemos concluir que a natação para pessoas com deficiência intelectual é uma área de grande interesse, visto a diversidade de temas abordados nos artigos selecionados para essa revisão. Sendo as áreas temáticas abordadas: reabilitação, inclusão social, aspectos do desenvolvimento, intervenção e investigação e estudos enfocando o alto rendimento. Todos estudos apresentados apontam uma contribuição significativa da natação para a saúde das pessoas com deficiências intelectuais.