Natação Para Pessoas com Deficiência: Perfil dos Participantes de Maringá-paraná-brasil
Por Cézar Luiz Baú Rabello (Autor), Sonia Maria Toyoshima Lima (Autor), Anne Cristine Becchi (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Na cidade de Maringá-PR, cerca de 30.000 pessoas têm algum tipo de
deficiência e se estima que, menos de 1% desses participam de alguma
atividade física. A Universidade como vinculadora de ações vem desenvolver
um projeto de extensão intitulado: Programa de Educação Física para
pessoas com necessidades especiais, em parceria com o Centro de Vida
Independente e a Associação Maringaense de Desporto para Deficientes
com o intuito de desenvolver e promover atividades físicas esportivas e/
ou recreativas para pessoas com deficiência. Esse trabalho tem como
objetivo relatar o perfil das pessoas com deficiência física na pratica da
natação nas variáveis: idade, gênero, deficiência e os objetivos desses
praticantes no desenvolvimento dessa prática. A metodologia utilizada foi
a obtenção de dados de ficha cadastral e entrevista com oito participantes,
sendo seis do sexo feminino e dois do sexo masculino. A idade dos
pesquisados foi de 8 a 45 anos de idade. A pratica da natação ocorre duas
vezes por semana, com a duração de 45 minutos cada, sendo uma vez
desenvolvida na Universidade Estadual de Maringá e outra no Centro
Esportivo Miayke da Silveira. Ao analisar a ficha de anamnese constatamos
que os comprometimentos físicos são: lesão medular, poliomielite, distrofia
muscular, paralisia cerebral, amputação e acidente vascular cerebral. Quanto
aos objetivos em relação a intenção de participar da pratica da natação os
resultados indicaram que foi aprender a nadar para competição, buscar
auxilio para execução de suas Atividades de Vida Diária (AVD), ocupação
do tempo livre e executar a atividade como anti estresse. Concluímos com
essa pesquisa inicial que o grupo é bem heterogêneo e com objetivos
d i fe rent e s. O fato nos a l e rtou sobre a import ânc i a de e fe t u a r um
planejamento de ensino aprendizado especifico para cada pessoa com o
objetivo de oportunizar para que todos continuem a prática da natação e
ampliar as oportunidades para as pessoas com deficiência.