Resumo

Resumo: A extensão universitária é um importante espaço de formação para os alunos, assim como um espaço para pesquisa e para interação com a população. Ela permite a vivência dos alunos de graduação aproximando a teoria com a prática sob supervisão docente. O projeto de extensão de atividades aquáticas foi criado 1988 e vem desde então atendendo a comunidade interna e externa da UNICAMP. A partir desse projeto de extensão, nota-se a importância de um planejamento consciente e eficaz das aulas de natação. Para otimizar o processo de ensino, assim como o de treinamento da natação, faz-se necessário uma metodologia que abranja os processos pedagógicos, a estruturação e o controle dos programas de ensino. À vista disso, essa pesquisa objetivou propor uma metodologia de ensino e treinamento de natação, apresentando modelos para aprendizagem e condicionamento físico na modalidade. Foi realizada uma revisão de literatura e, a partir do material encontrado e selecionado, a proposta foi organizada. Os modelos de programação apresentam os objetivos principais a serem trabalhados em cada aula para cada fase pedagógica, além de indicar a avaliações técnicas e físicas com protocolos e parâmetros adequados para cada fase

Citação: CUMPIAN, Juliana. Natação: uma proposta de trabalho. 2019. 1 recurso online (85 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

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