Natureza em Equilíbrio
Por Daniely Gauna Ramos Lifante (Autor), Tuffy Felipe Brant (Autor).
Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever o processo pedagógico da elaboração da coreografia intitulada de natureza em equilíbrio, desenvolvido pelo grupo de pesquisa e extensão em ginásticas (GEPEGIN), do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2015, pelo coordenador e integrantes do GEPEGIN. A proposta foi estudar e organizar uma coreografia de ginástica para todos (GPT), que tematizasse a diversidade dos quatro elementos naturais (terra, água, ar e fogo), enfocando a importância da educação ambiental e da sustentabilidade na atualidade. Esse foi o tema elegido pelo grupo, considerado por todo um tema valioso e que deve ser tratado na educação. Assim, partiu-se da ideia de como desenvolver o tema em um trabalho de GPT. O processo foi realizado em três fases. Na primeira fase, buscou-se integrar e discutir com o grupo sobre o tema. Para isso, foi feito rodas de conversa, onde o grupo discutia sobre a relação e a importância do equilíbrio dos quatro elementos naturais para o meio ambiente.