Indice de Massa Corporal em Escolares em Um Município Sul-mato-grossense
Por Adriel Areco Hoffmeister (Autor), Ana Paula Moreira de Sousa (Autor), Raphael Oliveira Ramos Franco Netto (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 2, n 4, 2017.
Resumo
A obesidade infantil vem sendo uma das maiores preocupações das autoridades na área da SaúdePública no mundo todo. E está presente pesquisa tem por objetivo abordar sobre o levantamento de Índice de Massa Corporal (IMC) em estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual, pois faz parte de um tema da atualidade. O IMCé reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como principal referênciapara classificação das diferentes faixas de peso. Esta pesquisa vem com o intuído de conceituar sobre o IMC e suas especificações na área da Educação Física, propondo também uma pequena discussão sobre a importância deste teste de avaliação física na escola. A pesquisa está concluída, o levantamento bibliográfico foi realizado sobre o assunto e a coleta de dados em campo, e com isso a discussão do embasamento teórico baseou-se em artigos que abordam sobre o tema, na área da saúde. Portanto, o IMC é um teste antropométrico e um dos meios de avaliação física, que visam buscar os resultados de aptidão física e possíveis doenças crônicas degenerativas causadas por graus de sobrepeso e obesidade. A metodologia aplicada foi realizada em uma escola pública no município de Bela Vista –MS, com alunos do ensino médio. Foram coletados dados antropométricos de altura e peso e aplicou-se um questionário de anamnese. Os resultados mostraram que 77% dosalunos se encontram no grau chamado de estróficos, 5% estão em sobre peso e 18% se encontram com baixo peso. Contudo esperamos que a mesma contribua no campo acadêmico e social (principalmente pelo cuidado a saúde pública coletiva), somando quantitativamente para a Educação Física, com novas buscas e descobertas cientificas