Necessidades e Interesses no Tempo de Lazer do Time de Futebol do Colegio Menor São Francisco de Quito, Sub 14 Categoria
Por Mónica Mercedes Cabezas Flores (Autor), Víctor Stalin Burgasi Panchi (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 23, n 239, 2018.
Resumo
O treinamento esportivo é um processo integral, onde muitas variáveis influenciam, o gerenciamento do tempo de lazer pode influenciar o desempenho esportivo dos jogadores de futebol; Portanto, o diagnóstico de necessidades e interesses é o primeiro passo para gerenciar com eficiência o processo. Objetivo: Determinar as necessidades e interesses físico-recreativos dos jogadores de futebol do Colégio Menor São Francisco de Quito, Categoria Sub 14. Métodos: A técnica de pesquisa é aplicada à população de 32 jogadores de futebol do Colégio Menor São Francisco de Quito, Categoria Sub 14 (11 perguntas), incluindo seus dois treinadores (3 perguntas). Resultados: Das variáveis estudadas, as mais relevantes foram relacionadas a gostos e preferências na escolha de diversas atividades pelo tempo livre dos jogadores, destacando os jogos tecnológicos (93,75%), ouvindo música (87,50%) e a prática de esportes (71,88%), bem como os segmentos da semana e os horários para a prática de atividades físico-recreativas com componentes específicos do esporte estudado. Conclusões: O diagnóstico das necessidades e interesses físico-recreativos do time de futebol estudado determinou a necessidade de modificar os conteúdos para aumentar a motivação, implementando componentes específicos ao processo de gestão do treinamento de futebol para a categoria escolar estudada, componentes que servem para complementar as cargas de treinamento esportivo, dependendo do aumento no desempenho. bem como os segmentos da semana e os horários para a prática de atividades físico-recreativas com componentes específicos do esporte estudado. Conclusões: O diagnóstico das necessidades e interesses físico-recreativos do time de futebol estudado determinou a necessidade de modificar os conteúdos para aumentar a motivação, implementando componentes específicos ao processo de gestão do treinamento de futebol para a categoria escolar estudada, componentes que servem para complementar as cargas de treinamento esportivo, dependendo do aumento no desempenho. bem como os segmentos da semana e os horários para a prática de atividades físico-recreativas com componentes específicos do esporte estudado. Conclusões: O diagnóstico das necessidades e interesses físico-recreativos do time de futebol estudado determinou a necessidade de modificar os conteúdos para aumentar a motivação, implementando componentes específicos ao processo de gestão do treinamento de futebol para a categoria escolar estudada, componentes que servem para complementar as cargas de treinamento esportivo, dependendo do aumento no desempenho.