Resumo

O objetivo principal deste estudo foi detectar as necessidades e justificativas de implantação de novos cursos de pós-graduação "strictu sensu" (mestrado) em Educação Física e Desportos no Brasil. Foi feita uma revisão de literatura sobre requisitos legais para a criação de novos cursos de mestrado e de documentos relacionados com o tema em tela, bem como verificada a demanda dos três cursos pesquisados e em funcionamento na época. Os cursos funcionavam na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Foram coletadas, ainda, informações a respeito desses três cursos. A amostra para este estudo foi constituída de docentes de cursos superiores em Educação Física e Desportos do País. Foi elaborado, validado e pré-testado, um questionário, com questões fechadas, aplicado à amostra no período de novembro de 1984 a janeiro 1985. Pelos resultados concluiu-se que: - a legislação a ser observada para a criação de novos cursos de Mestrado em Educação Física e Desportos está expressa em leis, pareceres e resoluções federais, sendo a mesma adotada para os cursos de pós-graduação "stricto sensu" (mestrado) existentes no País. Também os documentos internos de cada instituição devem ser observados; - a demanda de candidatos aos cursos pesquisados parece persistir numa constante, impedindo, dessa forma, que se conclua um aumento ou diminuição dessa procura nos anos subsequentes; - as áreas de concentração de estudos mais indicadas para integrarem um curso de Mestrado em Educação Física e Desportos são: 1º) Área Pedagógica, 2º) Área Biomédica e 3º) Outras áreas; - as principais justificativas para a implantação de novos cursos de Mestrado em EFD a médio e longo prazo são: 1º) formação e qualificação de professores para o magistério superior em EFD, 2º) qualificação de pesquisadores já existentes no País na área da EFD, 3º) necessidade de pesquisadores em EFD, 4º) implementação da produção científica da EFD e 5º) necessidade da titulação obtida em curso de mestrado para o ingresso e ascensão na carreira do magistério superior.

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