Nenhuma das Alternativas: Relações Sociais de Gênero no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Educação Física no Brasil
Por Renata Pascoti Zuzzi (Autor), Jorge Dorfman Knijnik (Autor), Cleberson Tavolone Batista (Autor).
Resumo
Esta pesquisa analisa o conhecimento e uso das teorias de gênero na formulação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Brasileiros (ENADE), em nível superior, do curso de Educação Física no ano de 2004, e consequentemente, investiga também o conhecimento sobre as relações sociais de gênero por parte dos futuros professores e professoras da área. Considerando que no contexto da Educação Física e do esporte muitas vezes propaga-se a ideia de que as feminilidades e masculinidades presentes na sociedade são decorrência de diferenças corporais e biológicas e mesmo de capacidades físicas entre homens e mulheres, surge o interesse em analisar a temática de gênero no esporte, onde encontramos incoerências em sua formulação em opções de respostas, comprometendo e obscurecendo uma efetiva análise das relações de gênero por parte dos futuros professores e professoras em sua área de atuação.