Influência das Mídias Sociais na Imagem Corporal: Uma Revisão Integrativa
Por Tatiane de Lima Bessa Vieira (Autor), Luizianna de Souza Faria (Autor), Vanessa Cristina Cruz Rato (Autor), Fabiane Frota da Rocha Morgado (Autor), Valéria Nascimento Lebeis Pires (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A construção da imagem corporal está diretamente ligada a relação do sujeito com o mundo envolvendo assim dimensões físicas, sociais e psíquicas do corpo. Podemos entender a imagem corporal como um constructo multifacetado que não inclui somente aparência física, engloba também autopercepções e autoatitudes relacionadas com o corpo como crenças, sentimentos e comportamentos (CASH, 2011). As normas socioculturais relativas à aparência física influenciam a forma que os indivíduos veem o próprio corpo, construindo assim sua identidade e autoestima. A pressão exercida pelos fatores culturais pode contribuir para que os indivíduos busquem um corpo dito como ideal pela sociedade (THOMPSON, 2004, p.7-14). Essa busca pode levar a transtornos alimentares e distúrbio da imagem corporal, onde a mídia é, atualmente, considerada o fator de influência mais negativo na formação dessa imagem e adolescentes e adultos jovens são os mais sensíveis a esse fator devido ao maior tempo de exposição (FERREIRA, CASTRO E MORGADO, 2014, p.176-179). As mídias sociais estão https://proceedings.science/p/109045 02 evoluindo rapidamente e expressivamente no tocante às questões do corpo e são necessários estudos a fim de acompanhar sua influência na construção da imagem corporal em favor do cuidado com a saúde das pessoas.