Nível Motivacional Para a Prática Esportiva em Escolares: Fatores de Influência
Por Vinícius Machado de Oliveira (Autor), Marcos Roberto Brasil (Autor), Veronica Volski Mattes (Autor), Schelyne Ribas da Silva (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a motivação esportiva e seus fatores de influência em escolares brasileiros do ensino fundamental II e ensino médio. Participaram do estudo 846 escolares (♂ 439 meninos; ♀ 407 meninas) com idades compreendidas entre 10 a 19 anos. Para o inquérito da motivação esportiva foi utilizado o Sport Motivation Scale (SMS). O instrumento tem como objetivo verificar os níveis de motivação intrínseca e extrínseca para o desporto, bem como casos de desmotivação. Para realização da estatística, os dados foram submetidos ao teste de Mann Whitney. Após as análises, verificou-se que escolares do sexo masculino são mais motivados que discentes do sexo feminino. Nessa mesma direção, constatou-se também que alunos mais jovens e em etapas iniciais de escolaridade apresentam escores motivacionais mais elevados que escolares mais velhos. Outro fator de influência verificado nas análises foi o ambiente de prática, em que contextos de treinamento conseguem fornecer climas motivacionais mais intensos que a escola. Por fim, modalidades de cunho coletivo se associam melhor com motivações extrínsecas enquanto práticas individuais indicam maior proximidade com motivações de natureza intrínseca.