Resumo

Introdução: A aptidão física refere-se à capacidade do indivíduo apresentar um desempenho físico adequado em suas atividades diárias, é de suma importância avaliar os níveis de aptidão física na infância/adolescência pois ela tem relação direta com saúde, a partir dos resultados é possível ver em qual estado a criança se encontra e realizar estratégias para melhorar sua aptidão. Objetivo: avaliar e comparar os níveis de aptidão física em crianças escolares praticantes e não praticantes de atividades extra curriculares. Metodologia: Os indivíduos foram avaliados através da bateria de testes do PROESP-Br (Índice de Massa Corporal, Razão Cintura/Estatura, Sentar e alcançar, Arremesso de Medicine Ball, Salto Horizontal, Teste de 20 metros, Teste do Quadrado, 1 minuto de abdominal e 6 minutos) em dois momentos distintos com intervalo de oito semanas e foram subdivididos em Grupo Experimental, praticantes de atividades extra curriculares e Grupo Controle, não praticantes. Resultados: Ver tabela. Conclusão: Foi identificado no Grupo Experimental diferença significativa nas variáveis de Peso, Cintura, IMC e RCE. Além da melhora nos níveis de Agilidade e Aptidão Cardiorrespiratória, ocorreu também diminuição na variável Velocidade. No Grupo Controle destacamos a melhora no quesito Abdominal e diminuição na Aptidão Cardiorrespiratória.

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