Níveis de Aptidão Física em Crianças Praticantes e Não Praticantes de Atividades Extracurriculares
Por Thiago Simões Affonso (Autor), Luiz Arhamis (Autor), Thiago Rogel Santos Ferreira (Autor), Claudio Scorcine (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A aptidão física refere-se à capacidade do indivíduo apresentar um desempenho físico adequado em suas atividades diárias, é de suma importância avaliar os níveis de aptidão física na infância/adolescência pois ela tem relação direta com saúde, a partir dos resultados é possível ver em qual estado a criança se encontra e realizar estratégias para melhorar sua aptidão. Objetivo: avaliar e comparar os níveis de aptidão física em crianças escolares praticantes e não praticantes de atividades extra curriculares. Metodologia: Os indivíduos foram avaliados através da bateria de testes do PROESP-Br (Índice de Massa Corporal, Razão Cintura/Estatura, Sentar e alcançar, Arremesso de Medicine Ball, Salto Horizontal, Teste de 20 metros, Teste do Quadrado, 1 minuto de abdominal e 6 minutos) em dois momentos distintos com intervalo de oito semanas e foram subdivididos em Grupo Experimental, praticantes de atividades extra curriculares e Grupo Controle, não praticantes. Resultados: Ver tabela. Conclusão: Foi identificado no Grupo Experimental diferença significativa nas variáveis de Peso, Cintura, IMC e RCE. Além da melhora nos níveis de Agilidade e Aptidão Cardiorrespiratória, ocorreu também diminuição na variável Velocidade. No Grupo Controle destacamos a melhora no quesito Abdominal e diminuição na Aptidão Cardiorrespiratória.