Níveis de Atividade Física em Dois Modelos de Aulas de Educação Física
Por Vanilson Batista Lemes (Autor), Adroaldo Cezar Araujo Gaya (Autor), Rodrigo Moreira (Autor), Anelise Reis Gaya (Autor).
Em Cinergis v. 16, n 4, 2015. Da página 231 a 236
Resumo
Objetivo: comparar os níveis de atividade física de escolares, através de dois modelos de aulas de Educação Física no ensino fundamental. Método: o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa avaliativa somativa. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos de forma conveniente, totalizando 15 casos, sendo 7 do sexo masculino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados referentes à atividade física foram pedômetros. A Educação Física foi observada em duas aulas e descrita no que se refere às atividades desenvolvidas. Resultados: a aula fundamentada na aprendizagem das habilidades motoras do handebol e do basquete, em conjunto com gestos utilizados no voleibol, comparativamente a aula dois, fundamentada nas atividades de circuito com habilidades motoras dos esportes citados e grande jogo de handebol adaptado, apresentou um número médio de passos inferior (aula 1: 32,72±7,84 vs. aula 2: 58,05±13,34; p<0,001). Na aula dois, observamos que 60% dos estudantes cumpriram com os padrões mínimos de passos estabelecidos por minuto, enquanto na aula 1 nenhum dos casos foi considerado como tal. Considerações Finais: concluímos que escolares que participaram da aula composta por atividades de circuito com habilidades motoras dos esportes e por fim um grande jogo, apresentaram maiores níveis de atividade física, assim como para o cumprimento dos padrões mínimos estabelecidos para os passos por minuto. Mais estudos são necessários, a fim de verificar a efetividade da aula dois na aprendizagem motora/esportiva, nos níveis de aptidão física e na redução do risco cardiometabólico.