Resumo

A atividade física é habitualmente definida como “qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético”. É esperado que a atividade física seja, também, psicologicamente gratificante e socialmente relevante. A prática desportiva é a participação regular e sistemática de um qualquer desporto no quadro organizado de um clube. Um estilo de vida ativo, combinado com um tempo adequado de sono, previne o aparecimento de algumas doenças crónicas, aumenta o bem-estar, promove o crescimento saudável e o desenvolvimento harmonioso das crianças. Independentemente do tipo de atividade física realizada, os seus benefícios são inequívocos. Um estilo de vida ativo é capaz de prevenir e ajudar a controlar o desenvolvimento de algumas doenças crónicas, bem como aumentar o bem-estar geral da população reduzindo, por exemplo, quadros de depressão e ansiedade. Não obstante este conhecimento, vivemos num cenário cada vez mais sedentário; crianças e jovens despendem cada vez menos tempo em atividade física de caráter moderado a intenso. Em contrapartida, as atividades com recurso a aparelhos digitais ganham mais espaço nas suas vidas, retirando tempo de sono e prejudicando a sua qualidade. De acordo com os dados do Eurobarómetro, em 2022 cerca de 45% dos europeus dos 26 estados-membro, com mais de 15 anos de idade, reportaram nunca terem praticado desporto; 33% não realizaram qualquer tipo de atividade física vigorosa. Este cenário também ocorre em Portugal. Nos dados divulgados em 2020 pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), 65% dos Portugueses assumiram nunca terem praticado atividade física ou desporto e em 2022, os dados do Eurobarómetro apontam para 75%. É urgente conhecer os níveis de atividade física, prática desportiva e tempo de sono das crianças desde o 1ºciclo do ensino básico. Sobretudo após a “libertação das amarras” dos confinamentos induzidos pela COVID-19. É sobre esse assunto que nos debruçaremos neste artigo. Comecemos pelo princípio.

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