Resumo

O presente estudo pretende verificar os níveis de competência motora em crianças Portuguesas do 1º ciclo básico e a correlação com o aproveitamento escolar. Para o efeito, desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, com uma amostra de 272 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, divididas pelos 4 anos de escolaridade, de ambos os géneros. Os instrumentos usados no estudo foram as escalas da Motor Competence Asscessement (MCA), para avaliar a competência motora (CM) e um questionário para recolha do aproveitamento escolar. Os resultados obtidos revelam que à medida que os anos letivos aumentam as crianças têm tendência parta ter pior competência motora, apresentando no 3º e 4º ano de escolaridade valores muito a baixo da média para a sua idade. Relativamente à correlação entre a CM e o aproveitamento escolar, apenas no 4º ano essa relação é estatisticamente significativa, apresentando as crianças com boa CM um excelente Aproveitamento Escolar na área curricular de Português.

Podemos assim concluir que, em média, apenas no 1.º Ano as crianças apresentam valor normais de Competência Motora para a sua idade e à medida que o ano letivo avança observa-se uma tendência para piores resultados, sendo que a relação desta com o Aproveitamento Escolar apenas é significativa no 4º ano na disciplina de Português.

Estes resultados alertam para a necessidade urgente de intervenção nas escolas do 1º ciclo contra o combate à obesidade infantil e contra a iliteracia motora.

Acessar