Resumo

Desde o século passado é constante a preocupação dos profissionais aquáticos dividirem os praticantes da natação formativa em níveis de acordo com a complexidade das habilidades natatórias relacionando-as a idade, nível pedagógico e o desenvolvimento motor (Lima, et al. 2008). Modelos de avaliação permitem ao professor guiar o aprendiz em direção a metas específicas (Ramalho, et al. 2022), no entanto, ainda faltam estudos que se aprofundem na distribuição dos graus de dificuldade de habilidades ao longo do processo de aquisição de habilidades natatórias. Objetivos: Analisar a magnitude de domínios em cada um dos oito níveis do nadar infantil; identificar as frequências de dificuldades na aquisição de distintas habilidades em cada nível. Metodologia: Os dados dos 8.515 participantes foram acessados através do banco digital SQL server do sistema avaliativo MGB no período de 01/04 a 30/06/2024. Este trabalho envolveu oito níveis do nadar, caracterizados como bebês 1, 2 e 3 respectivamente com 204, 408 e 1290 participantes; nos níveis adaptação e iniciação foram coletados dados de 2807 e 2163 crianças; finalmente, entre os níveis aperfeiçoamentos 1, 2 e 3 os dados coletados representam 1063, 408 e 142 jovens nadadores. Cada nível do nadar é constituído por 5 habilidades natatórias que possuem 5 sub habilidades, totalizando 25 por nível e ao longo do programa infantil 200 habilidades.  Estatística: Os dados inicialmente são apresentados na forma de média e desvio padrão. Para a análise da frequência de complexidade das habilidades em cada nível fez-se uso do teste Chi-quadrado.

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