Resumo

Introdução: O slackline oferece inúmeros benefícios, sendo necessárias diversas habilidades físicas como: coordenação motora, equilíbrio dinâmico e estático, força de resistência abdominal  e força de membros inferiores.

Objetivo: Analisar os efeitos do treinamento de slackline sobre os níveis de equilíbrio e de força de resistência abdominal (FRA) em adolescentes iniciantes na modalidade.

Métodos: Estudo experimental, com amostra por conveniência, que se constituiu de 14 adolescentes, de ambos os sexos,com idades entre 14 e 18 anos. Os testes foram realizados no início e no término do período de treinamento (oito semanas), totalizando 24 sessões, com uma hora de duração cada. Para avaliar o equilíbrio dinâmico, utilizou-se o Y Balance Test e para avaliar a FRA, utilizou-se o Teste Abdominal de um minuto. As análises descritivas dos dados foram apresentadas em média e desvio padrão, sendo aplicado um Teste de Wilcoxon para amostras dependentes.

Resultados: Quanto ao equilíbrio de membros inferiores, houve diferenças significativas nos resultados pós-teste para o membro direito (99,6 ± 6,41) e para o membro esquerdo (98,68 ± 8,26) quando comparados ao pré-teste do membro direito (96,2 ± 7,62) e do membro esquerdo (96,16 ± 7,34). Quanto à força de resistência abdominal, os valores obtidos no pós-teste (29,7 ± 5,95) em comparação ao pré-teste (26,4 ± 7,16) foram maiores.

Conclusão: A partir dos resultados deste estudo é possível concluir que oito semanas de treinamento em slackline foi capaz de melhorar o equilíbrio dinâmico e a força de resistência abdominal em uma população de adolescentes iniciantes no esporte.

Acessar