Níveis de Vitalidade das Crianças Participantes do Projeto Rexona Ades do Voleibo
Por Gerson de Oliveira Amorim (Autor), Fábio Heitor Alves Okazaki (Autor), Celso Augusto Silveira (Autor), Maria Auxiliadora Villar Castanheira (Autor), Josmar Coelho da Silva (Autor), Vinicius Afonso Petrunko (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: O conceito de vitalidade refere-se ao estado de sentir-se vivo
e cheio de energia para si mesmo. A vitalidade é considerada um aspecto
fundamental do bem estar geral (RYAN & DECI, 2001). Nos projetos sócioesportivos torna-se fundamental a presença desta energia (vitalidade)
durante as aulas, e nas relações entre professores e alunos. Sendo um fator
muito importante de ser avaliado. O objetivo deste estudo foi verificar os
níveis de vitalidade das crianças participantes Centro Rexona Ades de
Voleibol/Instituto Compartilhar. Material e Métodos: A amostra foi
constituída de 1106 crianças de ambos os sexos, de 22 núcleos do Centro
Rexona Ades de Vol e ibol (CRAV) no estado do Pa raná , os a l unos
apresentaram média de idade 11,8 anos, e desvio padrão= 3,12 anos. Os
dados foram coletados através do uso do Subjectives Vitality Scale (RYAN
& FREDERICK, 1997) validado por back translation. No tratamento estatístico
foi utilizada estatística descritiva com média, desvio padrão e distribuição
de freqüência. Resultados e Conclusão: A análise dos dados demonstrou
que as crianças participantes do projeto CRAV apresentaram valores médios
de níveis de vitalidade X=56,4 e d.p.=9,3. Com freqüência de 69,9% das
crianças com níveis de vitalidade elevados e 25,8% com níveis considerados
normais. Os resultados demonstraram que as crianças possuem níveis de
vitalidade elevados, este fato pode estar relacionado com a motivação dos
alunos em participarem de um projeto sócio-esportivo, assim como, com
o desenvolvimento e direção das aulas (metodologia) ministradas pelos
professores e a sua relação com os alunos.