Resumo

Introdução: O conceito de vitalidade refere-se ao estado de sentir-se vivo
e cheio de energia para si mesmo. A vitalidade é considerada um aspecto
fundamental do bem estar geral (RYAN & DECI, 2001). Nos projetos sócioesportivos torna-se fundamental a presença desta energia (vitalidade)
durante as aulas, e nas relações entre professores e alunos. Sendo um fator
muito importante de ser avaliado. O objetivo deste estudo foi verificar os
níveis de vitalidade das crianças participantes Centro Rexona Ades de
Voleibol/Instituto Compartilhar. Material e Métodos: A amostra foi
constituída de 1106 crianças de ambos os sexos, de 22 núcleos do Centro
Rexona Ades de Vol e ibol (CRAV) no estado do Pa raná , os a l unos
apresentaram média de idade 11,8 anos, e desvio padrão= 3,12 anos. Os
dados foram coletados através do uso do Subjectives Vitality Scale (RYAN
& FREDERICK, 1997) validado por back translation. No tratamento estatístico
foi utilizada estatística descritiva com média, desvio padrão e distribuição
de freqüência. Resultados e Conclusão: A análise dos dados demonstrou
que as crianças participantes do projeto CRAV apresentaram valores médios
de níveis de vitalidade X=56,4 e d.p.=9,3. Com freqüência de 69,9% das
crianças com níveis de vitalidade elevados e 25,8% com níveis considerados
normais. Os resultados demonstraram que as crianças possuem níveis de
vitalidade elevados, este fato pode estar relacionado com a motivação dos
alunos em participarem de um projeto sócio-esportivo, assim como, com
o desenvolvimento e direção das aulas (metodologia) ministradas pelos
professores e a sua relação com os alunos.

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