Nível atividade física e qualidade de vida: as práticas corporais dos estudantes do ensino técnico integrado de um instituto federal - uma análise comparativa
Por Jessica Dias Cardoso (Autor), Beatriz Dittrich Schmitt (Autor), Fernando Goncalves Bitencourt (Autor), Marta Cristina Rodrigues da Silva (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
A exposição às tecnologias de informação e comunicação tem significativo efeito na prática da atividade física, notadamente em sua diminuição, e por consequência efeitos negativos na saúde coletiva especialmente entre adolescentes. Objetivo: Analisar o nível de atividade física e qualidade de vida de estudantes de ensino médio integrado de um Instituto Federal de Santa Catarina no início e no final do semestre letivo de 2023. Metodologia: Foi aplicado uma ficha cadastral para dados de caracterização, foi aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e o Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida (QdV). Foi realizado uma análise comparativa dos níveis de atividade física e QdV, ainda verificado a contribuição da disciplina de Educação Física para a adesão às práticas corporais. Realizou-se o teste de comparação para início e final de semestre para variáveis dependentes (IPAQ e QdV) com o teste de Wilcoxon, e o teste Qui-quadrado para distribuições e correlações entre IPAQ e fatores de QdV. Utilizou-se o pacote estatístico SPSS versão 20.0. Resultados: Houve diferença significativa entre IPAQPré e IPAQPós (p ≤ 0,002). Não houve diferença para as demais variáveis. Foi observado uma relação entre IPAQPré e QdVPréfísico, indicando que os adolescentes com alto índice de atividade física apresentaram boa qualidade de vida no fator físico. Foi demonstrado um alto índice de atividade física no início do semestre (IPAQPré), este índice se manteve ao final do semestre, e foi observado um aumento no percentual de adolescentes que buscaram mais atividades físicas tanto dentro como fora da escola, com relevância a prática de atividades combinadas, que vão além dos esportes praticado nas aulas de educação física, assim demonstrando o percentual elevado no alto índice do IPAQPós. Conclusões: Adolescentes que se exercitam mais tendem a ter melhor qualidade de vida no fator físico enfrentando melhor as situações de aspectos físicos.