Resumo

Objetivo:
O objetivo do estudo foi identificar o nível de atividade física e indicadores de obesidade em estudantes universitários, comparando homens e mulheres.

Métodos e Resultados:
Participaram do estudo 50 indivíduos com idade entre 20 e 25 anos, sendo 25 homens (idade: 22,4±1,7 anos) e 25 mulheres (idade: 22,3±1,7 anos). Os voluntários responderam ao Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta para identificar o nível de atividade física. Por meio da utilização de técnicas antropométricas foram identificados o índice de massa corporal (IMC), a relação cintura-quadril (RCQ), o índice de adiposidade corporal (IAC) e o percentual de gordura (%G). Para a análise estatística utilizou-se teste t de Student para amostras independentes (p<0,05). Não foram identificadas diferenças significativas entre homens e mulheres quando comparados o tempo e o gasto energético em atividades de caminhada, vigorosas, bem como no tempo gasto sentado nos dias de semana e de final de semana. Contudo, diferentemente de outros estudos, foi observado maior gasto energético em atividades moderadas para as mulheres (p<0,05). Com relação aos indicadores de obesidade, homens e mulheres apresentaram resultados considerados saudáveis para IMC (eutrofia), RCQ (baixo risco) e %G. O IAC indicou que, embora as mulheres apresentassem adiposidade normal, um quadro de sobrepeso foi observado no sexo masculino.

Conclusão:
Os resultados nos permitem concluir que os estudantes universitários do sexo masculino apresentam resultados de sobrepeso quando comparados aos seus colegas do sexo feminino. Tal ocorrência pode estar relacionada ao fato dos homens avaliados apresentaremmenor tempo despendido em atividades moderadas.