Nível de Atividade Física e Satisfação Corporal em Estudantes de Educação Física
Por Valter Paulo Neves Miranda (Autor), Clara Mockdece Neves (Autor), Juliana Fernandes Filgueiras (Autor), Pedro Henrique Berbert de Carvalho (Autor), Maria Elisa Caputo Ferreira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 21, n 2, 2013. Da página 98 a 105
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a satisfação corporal e o nível de atividade física em estudantes de Educação Física, do sexo masculino e feminino, de diferentes períodos do curso. A amostra foi composta por 197 acadêmicos do primeiro ao oitavo período do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para avaliar o nível de atividade física e a satisfação corporal foram utilizadas a versão curta do questionário International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e a Escala por Áreas Corporais (EAC), respectivamente. Foi realizada a análise descritiva dos dados seguida pelo teste de normalidade. Posteriormente, buscou-se associar o nível de atividade física aos sexos e aos períodos do curso, bem como o nível de satisfação corporal à idade dos estudantes. Verificou-se a variação do nível de satisfação corporal entre os períodos e entre as categorias do nível de atividade física do IPAQ. Os resultados demonstraram que o nível de atividade física não esteve associado à satisfação corporal dos universitários, e que as comparações entre o nível de atividade física e a satisfação corporal nos diferentes períodos do curso não foram significativas. Contudo, foi observada uma associação significativa entre o nível de atividade física e o sexo, e entre a idade e a satisfação corporal. Ademais, os homens se apresentaram significativamente mais satisfeitos que as mulheres. Conclui-se que a satisfação corporal não esteve relacionada aos diferentes períodos do curso de Educação Física. Entretanto, indivíduos mais velhos e os homens foram considerados mais satisfeitos com o seu corpo quando comparados aos mais jovens e às mulheres.