Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar o nível conhecimento e de
atividade física dos graduandos do curso de Educação Física da Universidade
Paulista (UNIP). A amostra foi composta por 155 graduandos do curso de
educação física da UNIP, faixa etária entre 20 a 37 anos de idade (85 sexo
masculino e 70 sexo feminino), abrangendo estudantes do 1º ao 7º semestre
do curso. Os dados foram coletados nas salas de aula da universidade. Para a
coleta de dados utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física
(IPAQ), versão 8 - curta, o qual foi adaptado para este trabalho acrescentandose algumas perguntas referentes ao nível de conhecimento dos graduandos, a
fim de determinar o nível de conhecimento e de atividade física dos estudantes
e futuros profissionais da área. A coleta de dados foi através de entrevista,
tendo como referência à o mês de junho de 2005, abrangendo perguntas em
relação ao conhecimento, à freqüência e duração da realização de atividades
físicas moderadas, vigorosas e da caminhada. Resultados: o conhecimento dos
graduandos foi de 90%, quando questionados sobre a incidência de discussões
dos professores do curso de educação física no período de curso; o nível de
interesse dos graduandos em discutir temas relacionados à saúde do escolar
futuramente foi de 48%; já o percentual de indivíduos que atinge a
recomendação atual de atividade física para a promoção da saúde entre os
graduandos foi de 59%; a prevalência de inatividade física foi de 23%;
irregularmente ativos atingem 39%, não atingindo o nível de atividade física
ideal para promoção da saúde. Verifica-se na literatura a necessidade de melhor
informar e educar a população acerca da prática regular da atividade física,
como fator de promoção à saúde e prevenção das doenças crônicas não
transmissíveis (DCNT’s)

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