Resumo

O Treinamento Funcional refere-se a um conjunto de exercícios praticados como preparo físico ou com o fim de apurar habilidades, em cuja execução se procura atender à função e ao fim prático, ou seja, os exercícios do treinamento funcional apresentam propósitos específicos, geralmente reproduzindo ações motoras que serão utilizadas pelo praticante em seu cotidiano, além de ser, uma modalidade nova na Educação Física. Por isso, é importante apresentar essa modalidade nas aulas de Educação Física Escolar para que os alunos possam vivenciar essa nova modalidade, e, para tanto, é fundamental aplica-lo e ter a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre o Treinamento Funcional no Ensino Médio. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de aceitação do treinamento funcional entre alunos do 1°, 2°, 3° do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa de campo com 67 alunos do Ensino Médio, de ambos os sexos. A amostra foi escolhida aleatoriamente. Foi aplicado um circuito funcional com 8 estações durante 2 semanas com 2 aulas seguidas em cada turma e depois, foi aplicado um questionário com 4 perguntas sobre a aula de Treinamento Funcional. Os resultados dessa pesquisa mostraram que o Treinamento Funcional foi muito bem aceito pelos alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio e foi pouco aceito pelos alunos do 3º ano. A maioria dos alunos disse que já tinha ouvido falar sobre treinamento funcional e a maioria disse que não teve dificuldades em realizar este tipo de treinamento. Portanto, em virtude do nível de aceitação dos alunos do Ensino Médio, pode-se concluir que o Treinamento Funcional pode ser uma excelente ferramenta de ensino e que pode incorporar novos conhecimentos aos discentes, ou seja, incorporá-los a essa nova cultura corporal de movimento nas aulas de Educação Física escolar.

Acessar