Nível de Atividade Física de Adultos: Associação com Escolaridade, Renda e Distância dos Espaços Públicos Abertos em Criciúma, Santa Catarina
Por Geiziane Laurindo de Morais (Autor), Cassiano Ricardo Rech (Autor), Antônio Augusto Schäfer (Autor), Fernanda de Oliveira Meller (Autor), Joni Márcio de Farias (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 44, n 1, 2022.
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar a associação entre o nível de atividade física com a escolaridade e renda de adultos e distância dos espaços públicos abertos de Criciúma, Santa Catarina, Brasil. Aplicou-se um questionário para avaliar o perfil da população criciumense, e a avaliação dos espaços foi em in loco por meio do instrumento Physical Activity Resource Assessment – PARA. Identificou-se 100 espaços e entrevistou-se 820 residentes de ambos os sexos. Verificou-se que 74,9% da população não alcança a recomendação mínima de atividade física semanal. A variável escolaridade apresentou associação positiva com o nível de atividade física. Conclui-se que há necessidade de desenvolver estratégias que estimulem comportamentos ativos e reformulação de políticas públicas para utilização dos espaços públicos, promovendo uma cidade saudável.