Resumo

Introdução: O sobrepeso/obesidade vem aumentando no Brasil e, isso, não deixa de acontecer ou ser iniciado por atitudes adotadas na infância/adolescência. Além da alimentação, observa-se que a ausência de movimento também é um dos fatores associados a este aumento. Objetivo: Analisar o nível de atividade física de escolares do município de Santarém-Pará. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por alunos 1004 escolares matriculados no ensino médio (2º e 3º anos; n=583; 16,60±1,10 anos) e fundamental II (5º e 6º anos; n=421; 12,12±1,0 anos) de 3 escolas privadas e 4 públicas, no período de 2014 a 2016. Os mesmos foram entrevistados para o preenchimento do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ – versão curta). Com a classificação, agrupou-se os resultados em ativos (muito ativo mais os ativos) e inativos (insuficientemente ativos mais os sedentários) para fazer as associações. Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva e inferencial, sendo esta por meio do Teste Qui-quadrado e Odds Ratio. O programa utilizado foi o BioEstat 5.0, com nível de significância de p<0.05. Resultados: Destaca-se que 20% dos escolares analisados são muito ativos, 52% ativos, 24% insuficientemente ativos e 4% sedentários. A Tabela 1 apresenta a associação do nível de atividade física com o gênero, perfil da escola, tipo de ensino e tempo sentado.Conclusão: Conclui-se que a maior parte dos escolares são ativos e que ser do ensino médio ou de escola pública aumenta a chance de ser ativo. Assim, deve-se observar com mais atenção as atividades dos escolares nas escolas privadas e do ensino fundamental, para evitarem a hipocinesia.

Acessar Arquivo