Nível de Atividade Física de Estudantes de Educação Física no Brasil: Uma Revisão Sistemática
Por Vítor Tavares da Silva (Autor), Lorena Rodrigues Silva (Autor), Vinicius Guadalupe Barcelos Oliveira (Autor), Bianca Pagel Ramson (Autor), Eduardo Lucia Caputo (Autor), Marcelo Cozzensa da Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 26, n 1, 2021.
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar os níveis de atividade física de estudantes do curso de Educação Física no Brasil. Metodologicamente tratou-se de uma revisão sistemática da literatura, a qual foi estruturada a partir das recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, PubMed, SciELO e SPORTDiscus. Os artigos originais incluídos foram apenas aqueles que apresentavam resultados quanto ao nível de atividade física de estudantes do curso de graduação em Educação Física, no Brasil, bem como utilizaram instrumentos validados. A partir dos critérios de inclusão, 15 estudos passaram pelas etapas de análise. A maioria das investigações ocorreram na região Sul do Brasil, utilizou o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) para aferir a atividade física e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na avaliação do nível de prática. Todos os estudos apresentaram uma alta prevalência de estudantes fisicamente ativos, variando entre 71,5% e 100%. Pode-se concluir que os estudantes do curso de Educação Física têm se mostrado enquanto uma população predominantemente ativa no Brasil.