Nível de Atividade Física dos Estudantes de Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo
Por Alexandre Melo (Autor), Everton Carvalho (Autor), Felipe de Sá (Autor), Jóctan Cordeiro (Autor), Andre Leopoldo (Autor), Ana Paula Lima Leopoldo (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 12
Resumo
Mudanças comportamentais, como baixos níveis de atividade física, são observados em estudantes recém ingressados na universidade e colocam a saúde em risco. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os níveis de atividade física (NAF) em acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. O presente estudo constitui uma pesquisa transversal, sendo a amostra composta por 285 graduandos de ambos os gêneros dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Utilizou-se o questionário internacional de atividade física (IPAQ), em sua versão curta, para medida do NAF dos estudantes. Os acadêmicos apresentaram alta prevalência de atividade física classificada como Muito Ativo e Ativo (86%) e baixa prevalência de Sedentário (14%), classificados como Irregularmente Ativo A, B e Sedentário. Os resultados mostram que os cursos de Bacharelado e Licenciatura apresentam alta prevalência de atividade física classificada como Ativo e Muito Ativo.