Resumo

OBJETIVO:Verificar a existência de associação entre apoio social e nível de atividade física em escolares.MÉ-TODO:Pesquisa  com  delineamento  transversal,  com  amostra  composta  por  estudantes  de  10  a  18  anos  deoito escolas públicas existentes na cidade de Paranavaí, Paraná. O nível de atividade física foi analisado poruma adaptação do questionário Self Administered Physical Activity Checklist, e o ponto de corte para inade-quação do nível de atividade física foi <300 min por semana. O apoio social de pais e amigos para a prática deatividade física foi avaliado por meio escala de Apoio Social para Atividade Física em Adolescentes (ASAFA),sendo considerado como inadequado quando das respostas nunca e raramente. As análises estáticas foramfeitas por meio do Statistical Package for a Social Science (SPSS), versão 20.0, considerando-se p< 0,05.RE-SULTADOS:Alunos  com  apoio  social  inadequado  dos  pais,  dos  amigos  ou  de  ambos,  possuem,  respectiva-mente, 2,0 (IC95% 1,6-2,6), 1,5 (IC95% 1,2- 2,9) e 1,6 (IC95%1,2-2,1) mais de chances de serem insuficientesativos  em  relação  aos  que  têm  o  apoio  adequado.CONCLUSÃO:Existe  associação  entre  nível  de  atividadefísica e apoio social de pais e amigos em escolares da rede pública de ensino. Nesse sentido, sugere-se às esco-las que sejam desenvolvidas iniciativas para conscientização de pais e amigos quanto a sua importância comvistas à adoção da prática de atividade física em adolescentes

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