Nível de Atividade Física e Apoio Social dos Pais e Amigos em Escolares da Rede Pública
Por Wilson Rinaldi (Autor), Leda Parra Barbosa Rinaldi (Autor), Wesley Marcos Daniel Todisco (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
OBJETIVO:Verificar a existência de associação entre apoio social e nível de atividade física em escolares.MÉ-TODO:Pesquisa com delineamento transversal, com amostra composta por estudantes de 10 a 18 anos deoito escolas públicas existentes na cidade de Paranavaí, Paraná. O nível de atividade física foi analisado poruma adaptação do questionário Self Administered Physical Activity Checklist, e o ponto de corte para inade-quação do nível de atividade física foi <300 min por semana. O apoio social de pais e amigos para a prática deatividade física foi avaliado por meio escala de Apoio Social para Atividade Física em Adolescentes (ASAFA),sendo considerado como inadequado quando das respostas nunca e raramente. As análises estáticas foramfeitas por meio do Statistical Package for a Social Science (SPSS), versão 20.0, considerando-se p< 0,05.RE-SULTADOS:Alunos com apoio social inadequado dos pais, dos amigos ou de ambos, possuem, respectiva-mente, 2,0 (IC95% 1,6-2,6), 1,5 (IC95% 1,2- 2,9) e 1,6 (IC95%1,2-2,1) mais de chances de serem insuficientesativos em relação aos que têm o apoio adequado.CONCLUSÃO:Existe associação entre nível de atividadefísica e apoio social de pais e amigos em escolares da rede pública de ensino. Nesse sentido, sugere-se às esco-las que sejam desenvolvidas iniciativas para conscientização de pais e amigos quanto a sua importância comvistas à adoção da prática de atividade física em adolescentes