Nível de Atividade Física e Aptidão Cardiorrespiratória em Escolares da Rede Pública e Privada de Ensino
Por Alesandro Garcia (Autor), Dayane Cristina de Souza (Autor), Arestides Pereira da Silva Júnior (Autor), Anderson de Souza Nunes (Autor), Ademar Avelar (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar e comparar o nível de atividade física e a aptidão cardiorrespiratória de escolares do sexo masculino, do 9° ano do Ensino Fundamental, da rede pública e privada da cidade de São José dos Quatro Marcos/MT. A amostra foi composta por 22 alunos (11 de escola pública e 11 de escola privada) entre 13 e 14 anos. Utilizou-se como instrumento de coleta o questionário IPAQ - versão curta para verificar o nível de atividade física, o protocolo de Jackson (modelo de regressão) foi utilizado para determinar a aptidão cardiorrespiratória (VO2max) e o Índice de Massa Corporal (IMC) para estimar o peso ideal. Para análise estatística utilizou-se o teste de associação Qui-quadrado (χ²) para o nível de atividade física e o teste t de Student para comparação do IMC e do VO2max. Na comparação dos resultados do IMC, constatou-se que na escola da rede privada 63,6% dos escolares foram classificados como eutróficos e na rede pública este percentual foi de 54,6%. Quanto ao nível de atividade física, tanto na escola pública (54,6%) quanto na privada (45,4%), os escolares foram classificados em sua maioria como “muito ativos”. Em relação ao componente aptidão cardiorrespiratória (VO2max), a escola pública (56 ml/kg/min) apresentou valores superiores e com diferença estatística significativa quando comparada com a escola privada (52 ml/kg/min). De forma geral, os resultados apresentados nesta pesquisa para os escolares de ambas as escolas são satisfatórios, tendo em vista a comparação e discussão com outros estudos realizados na realidade brasileira.