Resumo
Objetivo: Avaliar o nível de atividade física (NAF) e aptidão física (APF) de estudantes de 15 a 17 anos de ambos os sexos matriculados no ensino médio em escolas da rede pública estadual de tempo integral e parcial do município de São Luís, MA. Materiais e métodos: Estudo descritivo correlacional, epidemiológico, de caráter transversal, com análise quantitativa. Amostra de 593 alunos da rede pública estadual de ensino médio; destes, 271 de escolas integrais e 322 de escolas parciais. 312 do sexo feminino e 281 do masculino. Visitaram-se seis escolas e coletaram-se os dados em um único momento. Em sala de aula aplicou-se um questionário contendo questões socioeconômicas, ambientais, sociais e relacionadas à prática de atividade física e realizaram-se medidas antropométricas (peso e altura) e uma bateria de testes de aptidão física relacionada à saúde (teste de flexibilidade no Banco de Wells, teste de abdominal 1 minuto, dinamometria, corrida de resistência de 6 minutos e circunferência da cintura. Análise estatística: Para normalidade de variáveis quantitativas contínuas, utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Dados tratados por procedimentos descritivos de frequências absoluta e relativa, média, mediana, desvio padrão (DP), e intervalo de confiança de 95%. Em medidas de associação, utilizou-se o teste do Qui-quadrado (X²), seguido da modelagem de Regressão Logística Binária. As variáveis que apresentaram valor de p do teste de qui-quadrado <0,20, foram incluídas na modelagem estatística. Para todas as análises estatísticas, utilizou-se um erro α de 5% e β de 10%. O pacote estatístico foi o SPSS, versão 23. Resultados: À medida que aumenta a idade, diminui as chances de ser fisicamente ativo em 21%; ser do sexo masculino, aumenta em 3,6 vezes as chances de ser fisicamente ativo; quanto maior o grau de instrução do chefe da família, diminui as chances em 1% de ser fisicamente ativo; bairros com áreas verdes, praças e parques aumentam as chances em 71% de serem fisicamente ativos; ser estimulados pelos amigos diminui em 2% as chances de ser fisicamente ativo. Conclusão: O tipo de escola não tem associação com o nível de atividade física.