Nível de atividade física e composição corporal de escolares do interior da Amazônia
Por Juciele Faria Silva (Autor), Airton Matheus Escóssio Farias (Autor), Silvania Yukiko Lins Takanashi (Autor), Eduardo Vignoto Fernandes (Autor), David Michel Oliveira (Autor), Raphael de Miranda Rocha (Autor), Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 30, n 4, 2022.
Resumo
O estudo objetiva analisar a composição corporal e nível de atividade física (NAF) de estudantes de escolas públicas e privadas. A amostra foi de 1054 estudantes matriculados em 7 escolas (4 públicas; 3 privadas) da cidade de Santarém, Pará, Brasil. Buscou-se informações quanto à idade, sexo, massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (CAb), percentual de gordura (%G), massa gorda (MG) e magra (MM), NAF e tempo sentado (Tsen). Os dados foram analisados com recursos da estatística descritiva e inferencial, adotando-se p<0.05. Encontrou-se que 60,06% da amostra era de meninas, a média de idade foi de 14,61±2,50 anos e a rede pública representou 68,98% dos participantes. Notou-se na distribuição dos escolares da rede pública como privada, tanto para o todo como por sexo, que a classificação normal para o IMC predominou, bem como o %G adequado, CAb adequada e o NAF muito ativo + ativo, exceção para a classificação alta do %G das meninas da rede privada (44,98%). Comparando os estudantes da rede pública com a privada, observou-se valores significativamente maiores para a idade, MM, bem como menores para o %G, MG e Tsen (p<0.05). Já a comparação entre os sexos demonstrou que na rede pública os meninos são mais velhos, apresentam maior massa corporal, estatura, IMC, CAb, Tsen, MM e MG que as meninas (p<0.05). Na rede privada se notou que os meninos têm maior massa corporal, estatura, CAb, MM e Tsen em relação às meninas, bem como menor %G e MG (p<0,05). Conclui-se que os estudantes, bem como seus pais, devem ser orientados sobre a alimentação, atividade física e comportamento sedentário, pois existiu associação positiva dos estudantes de escolas públicas, em relação aos das escolas privadas, quanto ao NAF e negativa quanto ao Tsen, ao %G, à CAb e ao IMC.