Resumo

O estudo objetiva analisar a composição corporal e nível de atividade física (NAF) de estudantes de escolas públicas e privadas. A amostra foi de 1054 estudantes matriculados em 7 escolas (4 públicas; 3 privadas) da cidade de Santarém, Pará, Brasil. Buscou-se informações quanto à idade, sexo, massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (CAb), percentual de gordura (%G), massa gorda (MG) e magra (MM), NAF e tempo sentado (Tsen). Os dados foram analisados com recursos da estatística descritiva e inferencial, adotando-se p<0.05. Encontrou-se que 60,06% da amostra era de meninas, a média de idade foi de 14,61±2,50 anos e a rede pública representou 68,98% dos participantes. Notou-se na distribuição dos escolares da rede pública como privada, tanto para o todo como por sexo, que a classificação normal para o IMC predominou, bem como o %G adequado, CAb adequada e o NAF muito ativo + ativo, exceção para a classificação alta do %G das meninas da rede privada (44,98%). Comparando os estudantes da rede pública com a privada, observou-se valores significativamente maiores para a idade, MM, bem como menores para o %G, MG e Tsen (p<0.05). Já a comparação entre os sexos demonstrou que na rede pública os meninos são mais velhos, apresentam maior massa corporal, estatura, IMC, CAb, Tsen, MM e MG que as meninas (p<0.05). Na rede privada se notou que os meninos têm maior massa corporal, estatura, CAb, MM e Tsen em relação às meninas, bem como menor %G e MG (p<0,05). Conclui-se que os estudantes, bem como seus pais, devem ser orientados sobre a alimentação, atividade física e comportamento sedentário, pois existiu associação positiva dos estudantes de escolas públicas, em relação aos das escolas privadas, quanto ao NAF e negativa quanto ao Tsen, ao %G, à CAb e ao IMC.

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